Brasil

13 de Agosto de 2019 – Dia de paralisação nacional da educação – luta, ousadia e alegria

PSOL Pelotas
Escrito por PSOL Pelotas

O dia 13 de agosto de 2019 entrou para a história como o dia da terceira grande manifestação nacional em defesa da educação pública, contra os ataques do governo Bolsonaro.

O dia 13 de agosto de 2019 entrou para a história como o dia da terceira grande manifestação nacional em defesa da educação pública, contra os ataques do governo Bolsonaro.

Dentre os inúmeros ataques desferidos pelo governo federal, a educação é o principal alvo. É na educação onde se encontram as três principais marcas do governo Bolsonaro: conservador nos costumes, liberal na economia, autoritário na política. O governo precisa atacar a ciência para fortalecer a ignorância; pretende reforçar a ideia de educação como mercadoria, e não como direito; e necessita silenciar a contestação.

O problema do governo é que a educação resiste. E que – felizmente – uma parcela significativa da população brasileira, mesmo que esteja sem contato momentâneo com instituições de ensino, entente a importância da educação pública. A combinação entre a heróica resistência de educadoras e educadores, o ânimo e a garra da juventude que luta pelo seu futuro e a simpatia do povo com a educação, fazem com que tenhamos gigantescas manifestações nacionais em defesa de nossas escolas e universidades.

Em Pelotas não tem sido diferente. Tanto nos dias 15 e 30 de maio quanto neste 13 de agosto a população saiu às ruas, para defender a educação como um todo e em especial os fundamentais trabalhos desenvolvidos pela UFPel e pelo IFSUL. Marchamos, dançamos, cantamos, lutamos. Levamos para as ruas nossa indignação com os ataques dos governos, mas também nossa alegria e esperança em dias melhores, que só serão conquistados com mobilização.

O PSOL esteve presente mais uma vez, com sua militância e suas bandeiras. Sempre foi assim e sempre será. Em defesa dos direitos do povo brasileiro! Seguimos na luta!

Créditos das imagens: Cibele Gil. Todos os direitos reservados.

Sobre a autoria

PSOL Pelotas

PSOL Pelotas

Comente