Pelotas

Piquenique Feminista

PSOL Pelotas
Escrito por PSOL Pelotas

Na tarde deste domingo, 1º de dezembro, realizou-se o Piquenique Feminista, na Esplanada do Theatro Sete de Abril, junto à Praça Coronel Pedro Osório, organizado pelo Juntas, com arte, cultura e debates.

Por Ediane Acunha

Na tarde deste domingo, 1º de dezembro, realizou-se o Piquenique Feminista, na Esplanada do Theatro Sete de Abril, junto à Praça Coronel Pedro Osório. O evento foi organizado pelo Coletivo Juntas, contando com roda de conversa, oficinas, shows, brechó e bancas de produtos variados, exposição de gravuras “Mulher e Natureza”, de Letícia Garcia e Varal de Poesia.
A roda de conversa, com a temática: “Nossos Corpos Incomodam”, teve a participação de seis mulheres que abordaram temas relacionados ao feminismo: Fernanda Miranda – Livro “Feminismo para os 99%”, Loredana Ribeiro – Feminismo decolonial e anticapitalista, Tais Galindo – Violência contra as mulheres lésbicas, Mariana Félix – Violência contra a mulher negra, Jô Rocha – Violência contra a mulher trans e Flávia Chagas – Ondas do feminismo.
Em seguida a DJ Alinna fez sua participação, com um repertório animado, composto por vários ritmos e vozes femininas. Na sequência, a Banda A-Maze – Lise Peres e Marina Dias – fez um belo show de rock. Durante as apresentações musicais, aconteceram as oficinas de Fotografia, com Cibele Gil, e de percussão de ritmos brasileiros, com Vanessa Ramos do PEPEU-UFPEL. Após a oficina, o evento foi encerrado com um cortejo percussivo.
A organização avaliou o piquenique como “o resultado de muita resistência e luta, sendo um dia especial, no qual houve uma troca de vivências enorme, diversão, alegria e oportunidade de oferecer um espaço para geração de renda”. O Piquenique Feminista foi um sucesso e deve se repetir no próximo ano.

📷 Glênio Rissio, Ediane Acunha, Fábio Cóssio

Sobre a autoria

PSOL Pelotas

PSOL Pelotas

Comente