No último dia 30 de dezembro do ano de 2019 o PSOL, por meio do mandato da Vereadora Fernanda Miranda da Setorial de Meio Ambiente do partido, protocolou Pedido de Informações destinado à Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental, a respeito das podas nas árvores da Avenida Saldanha Marinho realizadas em dezembro daquele ano. Nos somamos à enorme comoção manifestada nas redes sociais contra essa ação deliberada da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Muitos profissionais têm relatado que não é aceitável haver esse tipo de poda em pleno mês de dezembro. Que este tipo de ação deveria ser amplamente debatido na comunidade, com técnicos das áreas ambiental e do patrimônio histórico, no COMPAM e na própria Câmara. E que o papel da prefeitura deveria ser de manter os últimos espécimes de vegetação ainda existentes na arborização urbana de Pelotas, visando ampliá-la. Infelizmente o que parece é que não há essa visão. Por isso, queremos saber:

  • Qual a justificativa para a quantidade de árvores derrubadas?
  • Havia laudo técnico sobre as condições das árvores e qual é o seu parecer?
  • Havia política de cuidado e manutenção daquele espaço? Quais ações eram tomadas?
  • Há projeto de requalificação daquele espaço? Se sim quais alteraçõesa Prefeitura Municipal de Pelotas pretende realizar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *