Brasil Pelotas Rio Grande do Sul

Lançamento do livro Stálin de Leon Trotsky em Pelotas

PSOL Pelotas
Escrito por PSOL Pelotas

Nos 100 anos da Revolução Russa, a Editora Movimento e a Editora Marxista promovem, no Brasil, lançamento inédito do livro de Leon Trotsky: Stalin – uma análise do homem e da sua influência.

Na década de 1940 foi publicada pela primeira vez uma biografia de Stalin em inglês, cuja autoria foi atribuída a Trotsky, que havia sido assassinado por um agente stalinista, enquanto escrevia o livro.

Natália Sedova, viúva de Trotsky, e seus colaboradores mais próximos denunciaram as distorções contidas em tal publicação, mas não conseguiram impedir que a editora estadunidense, que detinha os manuscritos de Trotsky em russo, lançasse o livro.

Desde então, dezenas de edições em diversos idiomas circulam pelo mundo – todas traduzidas a partir do texto distorcido e mutilado de 1946.

Ao recorrer aos manuscritos originas de Trotsky, em russo, na Universidade de Harvard, Alan Woods – trotskista britânico, dirigente da Corrente Marxista Internacional e do Socialist Appeal, foi capaz de editá-los e traduzi-los do russo ao inglês, publicando em 2016 a biografia inacabada de Stalin, escrita por Trotsky, livre das distorções impostas por 70 anos.

O neto de Trotsky, Esteban Volkov, aos 90 anos, diretor do Museu Casa de Leon Trotsky, reconhece esta como a única edição válida da obra de seu avô, e assina o prefácio do livro.

Cerca de 300 páginas foram adicionadas dos manuscritos, que haviam sido cortadas na edição de 1946, conferindo a esta obra seu caráter inédito.

Sem dúvida, o lançamento de Stálin, de Trotsky, contribui na investigação histórica do movimento socialista e dos acontecimentos que moldaram parte das condições em que nos encontramos atualmente.

O mandato da Vereadora Fernanda Miranda PSOL, do Deputado Estadual Pedro Ruas PSOL e o Instituto Mário Alves promovem o lançamento da obra em Pelotas. Dia 15 de novembro, às 17h, na tenda de autógrafos da 45° Feira do Livro de Pelotas.

Como convidados e convidadas estão o Vereador de Porto Alegre e dirigente nacional do PSOL, Roberto Robaina e o Professor de Relações Internacionais da UFPel, Antônio Cruz. A mediação é da vereadora do PSOL Pelotas Fernanda Miranda. 

A obra já se encontra à venda na banca do Sebo Icária, na Feira do Livro, e no Instituto Mário Alves ( R. Quinze de Novembro, 501 A).

Todos e todas convidadas!

Obs: há a possibilidade de Alan Woods participar por videoconferência da atividade. Estamos conferindo disponibilidade de agenda e de capacidade técnica de transmissão. Em breve confirmamos.

Sobre a autoria

PSOL Pelotas

PSOL Pelotas

Comente