Encontro Estadual de Mulheres do PSOL/RS reúne centenas de companheiras em Porto Alegre

//Encontro Estadual de Mulheres do PSOL/RS reúne centenas de companheiras em Porto Alegre

Encontro Estadual de Mulheres do PSOL/RS reúne centenas de companheiras em Porto Alegre

No último domingo (04.08.2019) ocorreu em Porto Alegre o Encontro Estadual de Mulheres do PSOL, evento que precede o Encontro Nacional que está previsto para ocorrer em Setembro, na cidade de Luiziânia/GO. A caravana da Setorial de Mulheres do PSOL Pelotas contou com 31 companheiras que somaram-se a cerca 250 mulheres de todo o Estado, lotando o evento e possibilitando uma ampla discussão das teses construídas por nossas correntes internas, bem como, um produtivo debate acerca da atuação de nossa Setorial aqui no Rio Grande do Sul.

Com a presença das Deputadas Fernanda Melchionna (Federal) e Luciana Genro (Estadual) e das Vereadoras Fernanda Miranda (Pelotas) e Karen Santos (Porto Alegre), nossas companheiras reafirmaram a luta permanente por justiça por Marielle Franco, Vereadora da Cidade do Rio de Janeiro, covardemente assassinada em 2018. Exigimos respostas: Quem mandou matar Marielle Franco?

Reiteramos, ainda, a importância das lutas das mulheres na presente conjuntura nacional, enquanto linha de frente da resistência aos ataques fascistas do governo autoritário e criminoso de Jair Bolsonaro e seu laranjal de podridão, que corrói a democracia brasileira, sem esquecer das políticas de destruição do patrimônio público do Estado e desrespeito aos direitos do povo gaúcho, promovidos pelo Governador Eduardo Leite (PSDB).

Estamos firmes e não recuaremos na garantia dos direitos das mulheres negras, LBTs, periféricas e da classe trabalhadora, que sofrem diariamente com a violência do Estado que atinge todos os aspectos de nossas vidas.

Ocupamos cada vez mais a política institucional e seguiremos marcando nossas posições nestes espaços, ainda tão machistas, racistas e lgbtfóbicos que insistem em nos silenciar. Não nos calarão, se acostumem com a nossa presença!

Nós, mulheres do PSOL, não descansaremos até conquistarmos uma sociedade que respeite nossos corpos e nossas vidas, com garantia de nossos direitos humanos, dignidade e qualidade de vida para nós e os nossos.

 

Por Mariele Domingues – Cientista Social e Coordenadora da Setorial de Mulheres do PSOL Pelotas, Fernanda Miranda – Professora e Vereadora pelo PSOL Pelotas e Roberta Mello – Assistente Social e Presidenta do PSOL Pelotas.

By |2019-08-05T21:07:01-03:00agosto 5th, 2019|Notícias|0 Comments

About the Author:

PSOL Pelotas