O Mandato do PSOL repudia o Projeto de Lei protocolado na Câmara de Vereadores denominado “Escola sem partido”, pois tal iniciativa promove ideias contrárias à própria democracia, pois busca restringir, de forma autoritária e totalmente impositiva, o que pode ser trabalhado em sala de aula.

Essa proposta é muito perigosa e contraria preceitos que vem sendo debatidos em inúmeros fóruns de discussões em busca de melhorias na educação, como a busca por uma escola crítica, transformadora, libertadora, promotora de reflexão e respeito às diferenças, tendo como paramentos os fundamentos contidos na Constituição Federal, na LDB, no ECA e no atual Plano Municipal de Educação de Pelotas. Esse projeto não permite que o aluno seja mais, como diria Paulo Freire, grande pensador reconhecido mundialmente por seus ideais libertadores na educação.

O projeto “Escola sem partido” vai contra todas essas ideias, é inconstitucional e desrespeitoso com toda a comunidade escolar, com a democracia, com toda a sociedade.

Da minha parte, continuarei com a mobilização em busca de escola democrática. Uma luta que já travava ao longo de minha trajetória, seja como educadora ou ainda como aluna. Luta que travo também enquanto vereadora, disposta ao diálogo junto à comunidade escolar de Pelotas. É isso que entendo por democracia e é assim que lutarei pela educação: com ações coletivas, transformadoras e libertadoras!

E é nesse sentido que convidamos a todas e todos que quiserem se articular nessa luta contra o projeto “Escola sem partido” a participar da mobilização que proporemos para os próximos dias. É imprescindível que nos organizemos contra essa proposta que aniquila toda a potencialidade da educação.

Sintam-se convidados a participarem desse movimento por uma Escola Democrática. Em breve agendaremos uma reunião para debater e organizar nossa resposta a esse projeto que é uma afronta à democracia!

Fernanda Miranda- Vereadora do PSOL Pelotas