A coligação “Poder para o povo”, composta pelo PSol e o PCB para disputar as eleições municipais em Pelotas, participou da iniciativa “A cidade que queremos”, mantida pelo site de notícias Brasil de Fato e pela Rede Soberania, no fim da tarde de 13 de outubro. Júlio Domingues e Daniela Brizolara, candidatos a prefeito e a vice-prefeita, ambos do PSol, foram entrevistados e puderam falar um pouco sobre seu programa de governo.

Conduzida por dois entrevistadores, a conversa abordou temas diversos como educação, saúde, emprego e renda. Daniela enfatizou a necessidade de mudanças na infraestrutura das escolas além da valorização dos professores e demais profissionais da educação municipal. Visão compartilhada por Júlio, que criticou o histórico sucateamento do setor e os ataques aos educadores. “Iremos construir, em conjunto com a categoria, um plano de carreira que viabilize o pagamento do piso salarial e manteremos diálogo permanente”, destacou.  

Os candidatos enfatizaram a necessidade de fazer a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Júlio listou como medidas de seu governo a promoção de melhorias nas unidades básicas de saúde (UBS), com a padronização do atendimento e redução do tempo de espera. Além disso, o candidato aposta na valorização dos agentes de saúde e expansão da Estratégia Saúde da Família.

Júlio e Daniela também frisaram as dificuldades econômicas causadas pela pandemia do Covid-19. Para o candidato a prefeito, a crise de emprego já existia e se agravou com a chegada da doença, e persistirá após seu fim. “Nas periferias, as pessoas estão tentando dar conta dessa dificuldade a partir de iniciativas empreendedoras. Nosso programa tem iniciativas para ajuda-las a desenvolverem seus pequenos negócios”, afirmou. Júlio e Daniela defendem o estímulo à auto-organização dos trabalhadores, com apoio às iniciativas coletivas, à economia popular e solidária. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *