Brasil Pelotas Rio Grande do Sul

Etapa municipal do 6º Congresso reúne 27 mil filiados em mais de mil plenárias

PSOL Pelotas
Escrito por PSOL Pelotas

Terminou domingo (1) a primeira etapa de mobilização do 6º Congresso Nacional do PSOL, quando são realizadas plenárias municipais e intermunicipais em todo o país.

Em pouco mais de 40 dias, participaram cerca de 27 mil filiados nas mais de mil plenárias que foram realizadas de norte a sul do país, em todos os estados e no Distrito Federal.

Nas reuniões, foram debatidas as 12 teses inscritas ao congresso, além das diversas contribuições setoriais. Foram eleitos mais de 3,5 mil delegados/as para participar dos congressos estaduais, que começam a ser realizados já no próximo dia 14 de outubro. A etapa nacional acontece nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, em Luziânia (GO), entorno do Distrito Federal. Em Pelotas, reuniram-se em torno de 120 pessoas, elegendo 12 delegados e delegadas ao Congresso Estadual do PSOL RS, que se realizará no dia 29 de outubro.

Os congressos estaduais, além de eleger os delegados para o Congresso Nacional, vão renovar as direções do partido e debater as lutas dos estados, bem como as táticas eleitorais para 2018.

Para Luiz Araújo, presidente nacional do PSOL, o crescimento do congresso do partido é significativo. “Neste momento angustiante que o país passa, vendo nossos direitos serem atacados diariamente, é animador ver que a esquerda vive e se reinventa”, afirma. “Os números mostram um vigor democrático e, ao mesmo tempo, a vontade de reconstruir a esquerda no Brasil. Milhares debateram um programa de mudanças que enfrente as reformas golpistas e os erros de governos de conciliação de classes”.

Ele afirma que as etapas estaduais servirão para consolidar os debates feitos e apontar os rumos do partido na próxima gestão. “Nos congressos estaduais, será a hora de aprofundar nosso programa para 2018 e nossa responsabilidade na reorganização da esquerda”, conclui.

Você pode acompanhar o 6º Congresso Nacional do PSOL em seu site oficial.

Sobre a autoria

PSOL Pelotas

PSOL Pelotas

Comente