Rio Grande do Sul

Audiência Pública debate mais vagas do PAVE para escolas públicas

Escrito por PSOL Pelotas

Ocorreu ontem, 16, audiência pública para debater as novas regras de acesso à Universidade pela modalidade do Programa de Avaliação da Vida Escolar – PAVE UFPel. Atualmente, 20% das vagas totais são reservadas ao PAVE, destas 50% são destinadas exclusivamente aos estudantes de escolas públicas.

No entanto, a partir de um estudo realizado na Universidade e apresentado publicamente na audiência pelo Professor Gilson Porciúncula, diagnosticou-se que em torno de 90% dos estudantes que realizam o processo seletivo são oriundos da escola pública. Ou seja, os números demonstram que há uma distorção entre o número de estudantes da escola pública que realizam o exame e o número de estudantes que efetivamente ingressam na Universidade pelo PAVE.

O Conselho Universitário da UFPel, CONSUN, julga a matéria em reunião que se realizará amanhã, dia 16/08. O PSOL e o gabinete da vereadora Fernanda Miranda se somam aos movimentos sociais e a sociedade civil organizada que, diante do estudo apresentado, lutam para aumentar as vagas reservadas no PAVE para escola pública de 90%. Confira a fala do Secretário Geral do PSOL, Helder Porto Oliveira, representando, também, o gabinete da vereadora Fernanda Miranda.

Imagens: TV Câmara.

Sobre a autoria

PSOL Pelotas

Comente