Rio Grande do Sul

Audiência Pública debate mais vagas do PAVE para escolas públicas

PSOL Pelotas
Escrito por PSOL Pelotas

Ocorreu ontem, 16, audiência pública para debater as novas regras de acesso à Universidade pela modalidade do Programa de Avaliação da Vida Escolar – PAVE UFPel. Atualmente, 20% das vagas totais são reservadas ao PAVE, destas 50% são destinadas exclusivamente aos estudantes de escolas públicas.

No entanto, a partir de um estudo realizado na Universidade e apresentado publicamente na audiência pelo Professor Gilson Porciúncula, diagnosticou-se que em torno de 90% dos estudantes que realizam o processo seletivo são oriundos da escola pública. Ou seja, os números demonstram que há uma distorção entre o número de estudantes da escola pública que realizam o exame e o número de estudantes que efetivamente ingressam na Universidade pelo PAVE.

O Conselho Universitário da UFPel, CONSUN, julga a matéria em reunião que se realizará amanhã, dia 16/08. O PSOL e o gabinete da vereadora Fernanda Miranda se somam aos movimentos sociais e a sociedade civil organizada que, diante do estudo apresentado, lutam para aumentar as vagas reservadas no PAVE para escola pública de 90%. Confira a fala do Secretário Geral do PSOL, Helder Porto Oliveira, representando, também, o gabinete da vereadora Fernanda Miranda.

Imagens: TV Câmara.

Sobre a autoria

PSOL Pelotas

PSOL Pelotas

Comente